terça-feira, junho 30, 2015

Salzburgo




Salzburgo - Diário de Viagem
A viagem de Sirmione até Salzburgo tinha uma duração estimada de 5 horas, mas demoramos quase umas 8. A autoestrada fica num vale, ao lado de um rio, entre duas filas de montanhas. A paisagem é magnifica.
Fizemos uma paragem em Trento, ainda do lado de Itália, mas a localidade não me deslumbrou, apesar do rio e das montanhas.
A passagem pela fronteira quase não se notou. Na saída da última portagem Italiana estava um polícia a olhar para os carros e na fronteira não vi qualquer polícia quer Italiano quer Austríaco. Fizemos uma paragem logo na primeira estação de serviço Austríaca para almoçar e adquirir a vinheta que nos permite andar de carro nas estradas austríacas (dá para 7 dias e custa cerca de 8 euros).
Seguimos depois viagem até Salzburgo. Perto da saída da Autoestrada, o meu GPS começou a perder o sinal. Provavelmente devido à trovoada. Como não tinha meio alternativo de navegação as falhas de sinal eram problemáticas, até porque começou a chover e as indicações estavam todas em alemão. Para aumentar o stress, o dono do apartamento telefonou-nos a dizer que estava à nossa espera, pois tínhamos dado como indicação que a nossa hora de chegada era perto das 18h00 e faltavam alguns minutos. A cerca de 1 km do local de saída da autoestrada o sinal de GPS voltou e levou-nos direitinho ao apartamento.
O dono do apartamento era muito simpático, falava um inglês percetível e tinha preparado um dossier com os locais a visitar, a localização dos supermercados e restaurantes das redondezas, os números de emergência ... e até nos disponibilizou o numero do seu telemóvel para qualquer necessidade que tivéssemos. Felizmente não foi preciso.

Photo & Video Sharing by SmugMug

O dia seguinte estava fantástico logo de manhã. A chuva tinha desaparecido e dado lugar a um dia de sol.
Fomos a pé até ao centro histórico de Salzburgo. Passamos o rio, e fomos até à praça de Mozart onde fica o posto de turismo. Depois cruzamos novamente o rio agora pela ponte Mozart.
Em Salzburgo foi rodado o filme "Musica no Coração" (Sound of Music).
Depois fomos até ao Palácio de Leopoldskron que dista uns quilómetros do centro. Demos a volta ao lago do Palacio, actualmente convertido em hotel. Regressamos ao apartamento.
Da parte da tarde fomos visitar o Palácio de Mirabell e os seus belos jardins floridos. Depois subimos ao Castelo da Fortaleza de Hohensalzburg num comboio elétrico tipo elevador. De cima do castelo a paisagem sobre Salzburgo é deslumbrante.
Descemos e vagueamos pelo centro histórico antes de regressarmos ao apartamento.

Photo & Video Sharing by SmugMug

Neste novo dia de sol, saímos de carro até ao Palácio Hellbrunn. Começamos por uma visita aos deslumbrantes jardins e depois fizemos o percurso guiado pelas fontes do jardim. O dono do palácio gostava de fazer travessuras aos seus amigos e convidados, pelo que armadilhou as respetivas fontes. Quando menos se esperava lá vinha um chuveiro de água. Se nos desviávamos do da esquerda, vinha outro da direita ... ou de cima ... ou de baixo.

Photo & Video Sharing by SmugMug

Depois partimos para uma visita aos lagos. Começamos pelo lago Mondsee e depois fomos ao Attersee.

Photo & Video Sharing by SmugMug

Ainda fomos ver o lago Wolfgangsee.
Depois regressamos pois a viagem no dia seguinte ia ser longa.
A viagem de regresso durou quase 8 horas, com as necessárias paragens para descanso e almoço. Ainda na Áustria o trânsito da autoestrada foi todo desviado para uma zona de lazer para inspeção. Na zona de laser existia uma zona para camiões e outra para carros ligeiros. No meu caso nem me fizeram parar. Deveriam estar, entre outras coisas, a controlar quem tinha a vinheta de circulação. Já na viagem para Salzburgo, existiu um desvio semelhante mas só para os camiões.
Chegamos cedo ao aeroporto e a parte que me estava a preocupar mais, que era o local onde entregar o carro de aluguer, não foi tão difícil e demorado como esperava.
O avião veio saiu com atraso de 1 hora e por isso a espera no aeroporto foi dura, mas a viagem no Gaio (avião da Portugália) para Portugal decorrer sem problemas.

Photo & Video Sharing by SmugMug


Salzburgo

Salzburgo (em alemão: Salzburg; literalmente em alemão, "Fortaleza de Sal") é uma cidade da Áustria localizada às margens do Rio Salzach, localizada no centro-oeste do país, próximo a fronteira do país com o estado alemão da Bavária. É a capital do estado homónimo e conta com 146 631 habitantes (20144 ), sendo a quarta maior cidade da Áustria, após Viena, Graz e Linz. Salzburgo é uma cidade estatutária (Statutarstadt), ou seja, possui estatuto de distrito e se estende por cerca de 66 km². O centro histórico de Salzburgo é Património Mundial da UNESCO desde 1996.
É famosa em todo o mundo por ser a cidade natal de Mozart.


Photo & Video Sharing by SmugMug



Cumprimentos,
António Vieira
2015-06-28

1 comentário:

M. Ferreira Rodrigues disse...

Há quem diga que como a Áustria só as ilhas dos Açores! Boas férias!